Administrado por:

 


Começa capacitação de operadores para o sistema socioeducativo
09/01/2015

Profissionais de São Sebastião foram os primeiros de projeto que chegará a todo o sistema.

Termina neste sábado (10) a capacitação permanente da primeira turma de operadores do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. Sessenta profissionais da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião participam do processo, que pretende alinhar o trabalho das equipes e promover uma reciclagem dos conhecimentos. A capacitação abrange as três equipes do Sistema Socioeducativo do DF: especialistas, auxiliares administrativos e atendentes de reintegração social.

O curso começou nesta quinta, no auditório do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), no Sudoeste. A ideia do governo, de acordo com o gerente de Formação e Capacitação da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Douglas Gomes, é promover uma formação direcionada ao sistema e às necessidades da atuação. "Os profissionais das unidades entendem o trabalho e sabem o que fazer, mas precisamos integrar a equipe, qualificar o serviço e garantir que todos conheçam o trabalho um dos outros e que as novidades sobre o sistema estejam disponível para todos", explica.

Nesta quinta, o servidores de São Sebastião participaram de cursos de assessoria jurídica e de segurança enquanto direito do socioeducando. Na sexta-feira, haverá aulas sobre mediação de conflitos e estratégias de atuação. No sábado, dia de encerramento e da formação da primeira turma, haverá avaliação interdisciplinar e orientações sobre técnicas de segurança protetiva e imobilização estática.

"Só o educador social vai utilizar, por exemplo, as técnicas de imobilização, mas é importante os auxiliares administrativos e especialistas conhecerem também, porque pode ser algo relacionado ao trabalho de todos", esclarece Gomes.

O calendário das novas turmas de formação será divulgado no início de fevereiro, mas a ideia é levar a capacitação permanente a todas as 27 unidades do Sistema Socioeducativo do DF.

Fonte: Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=39639&canal=2&s=1&ss=1