Administrado por:

 


 

 

Discussão sobre doenças pulmonares, principalmente o câncer de pulmão.

01/04/2017

Diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares são discutidos em jantar científico.

O Instituto do Câncer estima para os anos de 2016/2017 o registro de aproximadamente 28 mil novos casos de câncer de pulmão no Brasil, atingindo 17.330 homens e 10.890 mulheres. De acordo com o órgão, esse é o tumor maligno mais comum, apresentando um aumento de 2% na incidência mundial da doença. Com o objetivo de discutir o diagnóstico e o tratamento dessa patologia e demais doenças pulmonares, o Laboratório Exame realizou evento científico com a comunidade de médica de Brasília.

O evento, que aconteceu na última terça-feira (29) na Trattoria da Rosário, no Lago Sul, contou com a palestra do Dr. José Eduardo Levi, responsável pelo setor de Biologia Molecular do Laboratório Exame. O especialista explicou aos presentes sobre a importância dos testes moleculares para o tratamento do câncer de pulmão. “Os testes moleculares possibilitam um tratamento mais eficiente, pois auxiliam na prescrição de medicamentos e drogas específicas para a mutação genética do paciente. Por meio desse teste, o médico receita a medicação que combaterá com precisão a alteração genética específica do tumor do paciente”, afirma.

O jantar também contou com a fala do Dr. Wagner Diniz de Paula, médico radiologista que integra o corpo clínico do Laboratório Exame, sobre aplicações da imagem por ressonância magnética para investigar doenças torácicas. “O exame de imagem mais comum para esse tipo de investigação é a tomografia computadorizada, mas a ressonância magnética vem se mostrando útil para esclarecer dúvidas diagnósticas e, em algumas situações, chega a ser superior à tomografia computadorizada. Por apresentar vantagens como a ausência de radiação ionizante e o tipo de informações extraídas das imagens, a ressonância magnética está sendo cada vez mais indicada para a investigação de doenças torácicas, incluindo o câncer de pulmão e doenças vasculares pulmonares, dentre outras”, detalha.

Estiveram presentes 43 profissionais da área médica de Brasília, das mais diversas especialidades como pneumologia, oncologia, cirurgia torácica, cirurgia geral e cirurgia oncológica, além de médicos que compõem o corpo clínico do Laboratório Exame.

Sobre o Exame – Imagem e Laboratório

O Exame nasceu há mais de 40 anos em Brasília e atualmente possui mais de 50 unidades de atendimento no Distrito Federal e entorno. Considerado pioneiro no segmento de exames de análises clínicas e com um corpo clínico altamente capacitado, o laboratório disponibiliza também o serviço de diagnóstico por imagem, possibilitando ao paciente realizar todos os exames em um só lugar. Com isso, a marca conta com mais de três mil tipos de exames de análises clínicas, anatomia patológica e diagnóstico por imagem. O laboratório oferece a seus clientes serviços e soluções inovadoras, com confiança, credibilidade, conveniência e tecnologia de ponta, além do alto padrão de qualidade comprovado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM). Com ampla rede de convênios, o Exame ainda oferece a Tabela Popular com condições especiais para pessoas sem plano de saúde. Para mais informações acesse o site www.laboratorioexame.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (61) 4004-3883.

Fonte: Christiana Ribeiro - Imagem Corporativa

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45471&canal=8&s=90&ss=0