Administrado por:

 


 

 

Acidentes são a principal causa de mortes entre crianças no Brasil, segundo o Ministério da Saúde

12/06/2017

Emergência pediátrica especializada é primordial para diagnóstico correto e rápido

Acidentes são a principal causa de mortes entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Atualmente, o país registra 13 mortes de crianças por dia. No ano de 2014, os acidentes causaram a hospitalização de 122 mil crianças, ocasionando 4.500 mortes. Quedas representam a maioria dos casos, seguidas por queimaduras.

A pesquisa complementa estudo realizado pela ONG Criança Segura, com dados do Ministério da Saúde. Ela revelou que, nos últimos sete anos, as internações hospitalares de pacientes entre 0 e 14 anos cresceram 8%. “É necessário cautela, ficar atento aos sinais de mal-estar e saber o momento de levar o filho para emergência pediátrica”, alerta a otorrinolaringologista do Ceol Otorrino, Dra. Larissa Camargo.

Dentre as principais emergências infantis estão as otorrinolaringológicas, em sua maioria composta por casos de corpos estranhos no nariz e sangramento nasal. O paciente com suspeita de objeto nas narinas deve dirigir-se rapidamente a um hospital para a avaliação de um otorrinolaringologista. O profissional irá realizar exame físico e, se necessário, a videonasofibroscopia (filmagem interna do nariz) para melhor elucidação diagnóstica. A Dra. Camargo explica: “O corpo estranho nasal geralmente ? um acidente causado pela curiosidade das crianças, que colocam no nariz objetos de pequena dimensão. O maior risco é a broncoaspiração, complicação pulmonar grave ocasionada pela aspiração de materiais para a região brônquica, aumentando risco de broncopneumonia e falta de ar”.

Atendimento Diferenciado


Poucos hospitais e clínicas do Distrito Federal oferecem emergências pediátricas na área de otorrino. De acordo com a Dra. Camargo, a vantagem desse tipo de atendimento é tornar a avaliação médica mais rápida e completa, apresentando exames que facilitam e otimizam os tratamentos a que a criança precise ser submetida.

Editado pela equipe do Brasília Web

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45807&canal=2&s=96&ss=0