Administrado por:

 



Livre

Local: Galeria Olho de Águia
Endereço: QNF Edf Praiamar loja 12 Taguatinga Norte - Brasília
Telefone do Local: ---
Data: de 14/06/2017 a 12/07/2017
Ponto(s) de Venda(s):
Entrada franca
Valor dos Ingressos:
Entrada franca


 

 

Sobre linhas, membranas e fronteiras

17/06/2017

Mostra fotográfica itinerante, de portfólios selecionados pelo Foto Capital.

No dia 14 de junho às 20h será inaugurada a primeira itinerância da mostra fotográfica “Sobre linhas, membranas e fronteiras”, com obras de Cléo Alves Pinto, José Roberto Bassul, Michelle Bastos e curadoria de Renata Azambuja. O projeto faz parte do Foto Capital, inciativa apresentada pelo Fundo de Apoio à Cultura e pela Secretaria de Estado e Cultura do Distrito Federal.

A mostra, que foi exibida no Museu Nacional de Brasília nos meses de abril e maio deste ano, agora passa por Taguatinga, na Galeria Olho de Águia. A visitação é de terça a sábado e vai até o dia 12 de julho com entrada gratuita e livre para todos os públicos.

Sobre a exposição

A mostra “Sobre linhas, membranas e fronteiras” é uma realização do Foto Capital, evento dedicado à fotografia, realizado em setembro de 2016, que reuniu em Brasília alguns dos mais importantes fotógrafos, curadores, produtores culturais e críticos brasileiros para uma jornada dedicada à fotografia como linguagem, poética e arte. Os três fotógrafos que participam da mostra foram selecionados nas leituras de portfólio realizadas por Carlos Carvalho, Diógenes Moura, Eugênio Sávio, Iatã Cannabrava, Kazuo Okubo, Milton Guran, Nair Benedicto, Renata Azambuja, Rosely Nakagawa e Tiago Santana. Como prêmio, ganharam a participação na exposição, a impressão das imagens e a mediação e curadoria de Renata Azambuja.
As obras dos portfolios que estarão expostas acabaram por adquirir uma potência por terem encontrado, em seu conjunto, pontos de convergência temáticos em que estão presentes espaço, arquitetura, cartografias, etnografia. “O olhar do fotógrafo, informado por suas questões pessoais, aponta para uma versão da verdade, mesmo quando dirige-se para um objeto real”, afirma Renata Azambuja. “A partir disso, os fotógrafos revelam várias facetas do real, e daí emergem catalogações etnográficas e imaginárias, um interesse pela semiologia que introduz narrativas, e olhares antropológicos sobre as imagens, marcando a presença e a interferência do ser humano na paisagem”, ressalta a curadora.

Sobre o Foto Capital

Para Kazuo Okubo, idealizador do Foto Capital, a realização de um evento dedicado à fotografia com leitura de portfólios é uma oportunidade única para os fotógrafos apresentarem seus trabalhos a importantes curadores, estudiosos da fotografia e realizadores de festivais, que podem abrir portas para uma maior visibilidade da produção dos artistas visuais. Já em relação a mostra “Sobre linhas, membranas e fronteiras”, Kazuo Okubo ressalta que é um prêmio importante, que ampliará significativamente os currículos e a possibilidade de os artistas terem seus trabalhos vistos por galeristas e pelo grande público.

O Foto Capital é uma realização da Galeria A Casa da Luz Vermelha e é apresentado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura, Museu Nacional da República e Governo de Brasília. Apoiam esta iniciativa a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB), o Museu Nacional, a Canson Infinity e o Centro Universitário IESB.

Sobre linhas, membranas e fronteiras
Mostra fotográfica itinerante, de portfólios selecionados pelo Foto Capital

Artistas: Cléo Alves Pinto, José Roberto Bassul e Michelle Bastos
Curadoria: Renata Azambuja
Inauguração: 14 de junho, às 20h
Visitação: Até 12 de julho
De terça a sábado, das 15h às 01h; aos sábados, das 17h30 às 02h
Local: Galeria Olho de Águia
Ed. Praiamar, Taguatinga Norte, Brasília - DF, 72125-515
Realização: A Casa da Luz Vermelha e Galeria Olho de Águia
Mais informações: (61) 3878-9100 | contato@fotocapital.net

Fonte: Ivan Aires

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=45852&canal=14&s=84&ss=0