Administrado por:

 


 

 

Como saber quando chegou a hora de pôr a criança na escola?

05/01/2018

Escolarização precoce pode trazer benefícios. Especialista orienta famílias sobre os pontos que devem ser observados.

Ano novo, escola nova? Alguns pais, sobretudo os de "primeira viagem", podem se questionar sobre o momento certo para matricular os filhos na escola. As dúvidas são muitas, uma vez que deixar os pequenos em um ambiente completamente novo, longe do alcance da família, pode significar um desafio para os adultos.

"É um dilema a ser esclarecido em muitas famílias porque estamos vivendo uma mudança de comportamento. As crianças estão indo para a escola cada vez mais cedo, já que as mulheres estão atuando no mercado de trabalho cada vez mais”, esclarece a pedagoga Carmen Oliveira, da Escola21, em Brasília. “Então é um novo processo, e cabe a nós, profissionais da Educação, passar essa segurança aos pais, para que tomem a decisão quando efetivamente estejam certos de que os filhos estarão em um ambiente de segurança e, claro, vão aprender e seguir com o desenvolvimento", completa.

Carmen aponta alguns benefícios da escolarização precoce, entre eles a estimulação e a velocidade na aprendizagem. “Estando em um ambiente completamente novo, fora daquela 'zona de conforto' da casa e da família, incentivamos a criança a desenvolver habilidades, a inteligência emocional, além de trabalharmos a socialização, o relacionamento com as outras crianças, o comportamento e os limites", enumera.

A pedagoga diz que, para filhos únicos, por exemplo, a escolarização precoce também pode colaborar bastante para a socialização e o desenvolvimento da criança, gerando reflexos positivos na família. "Geralmente a escola tem papel importante na vida de filhos únicos, pois essas crianças costumam, digamos, considerar os outros alunos como 'irmãos', já que em casa não têm a companhia de outra criança e na escola, sim. Então, o ambiente escolar se torna atrativo, prazeroso", diz Carmen.

E qual é a escola certa?
Entre os fatores a serem considerados com muita atenção pelos pais, na decisão pela escola, encaixam-se segurança, metodologia e estrutura do local. Ter contato com os profissionais também é fundamental. "Com certeza, a escola certa é aquela onde os pais confiam em deixar os filhos com absoluta segurança. Eles precisam conhecer todos os detalhes do local, os profissionais e a metodologia de ensino, pois tudo isso é importante. E estarem certos de que as crianças receberão todos os cuidados e educação de qualidade", conclui Carmen.

Fonte: Patrícia Fahlbusch - FM Comunicação

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46277&canal=2&s=14&ss=0