Administrado por:

 


 

 

Brasilienses recebem dicas de saúde durante o Dia Mundial do Rim

20/03/2018

O tema desse ano, segundo a International Society of Nephrology (ISN) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), foi Saúde da Mulher – Cuide dos Seus Rins.

 O maior centro de tratamento de doenças renais da região Centro-Oeste, a Clínica de Doenças Renais de Brasília (CDRB), promoveu uma ação de conscientização para o Dia Mundial do Rim, 8 de março, nos shoppings Pátio Brasil e Terraço Shopping, além do Laboratório Sabin de Taguatinga. Profissionais de saúde prestaram orientações sobre a prevenção da doença renal crônica, além de realizar aferição de pressão arterial e distribuição de garrafinhas d’água para incentivar a hidratação. O tema desse ano, segundo a International Society of Nephrology (ISN) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), foi “Saúde da Mulher – Cuide dos Seus Rins”, já que a data ocorreu no mesmo Dia Internacional da Mulher (8 de março).

 

A ação foi para todos os públicos, mas em especial para as mulheres já que a Doença Renal Crônica (DRC) é maior no público feminino (14%) do que no masculino (12%). Além disso, a Sociedade Internacional de Nefrologia estima que a DRC afeta, aproximadamente, 195 milhões de mulheres todos os anos e já é a 8ª causa de mortalidade delas, com cerca de 600 mil óbitos por ano. No Distrito Federal, os últimos dados disponíveis – de 2016 – informam que há pouco mais de 1 mil pessoas que realizam hemodiálise – fase mais crítica da doença – diariamente nos hospitais e clínicas conveniadas do SUS na região.

 

“É muito importante a população tomar conhecimento da importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença, principalmente as mulheres, que são mais acometidas por determinadas doenças, como o Lúpus, as infecções urinárias e as doenças próprias da gestação”, ressalta a médica nefrologista e diretora da CDRB, Maria Letícia Cascelli. “Um check-up anual é a melhor forma de prevenir, pois muitos dos pacientes já apresentam algum comprometimento na função renal no momento do diagnóstico. Essa antecipação permite uma abordagem clínica que atenue o agravamento do quadro”, esclarece o médico nefrologista e também diretor da CDRB, Evandro Reis.



Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46393&canal=2&s=96&ss=0