Administrado por:

 


8 de abril - Dia mundial de combate ao câncer
05/04/2018

No Brasil, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer(INCA) estimam 600 mil novos casos para o ano de 2018.

No próximo domingo é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) remete à importância da prevenção da doença, que é a segunda mais mata pessoas em todo o mundo. A incidência de câncer cresceu 20% na última década. No mundo, espera-se para 2030, 27 milhões de novos casos. 

No Brasil, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer(INCA) estimam 600 mil novos casos para o ano de 2018. Entre 2018 e 2019 os principais tumores que devem atingir a população masculina são: pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto, estômago e cavidade oral. Já os cânceres que mais atingirão as mulheres são: pele não melanoma, mama, intestino, colo do útero, pulmão e glândula tireoide.

Na região Centro-Oeste do país, as estimativas revelam como maior incidência para os homens tumores de próstata, pulmão e de cólon e reto. Já para as mulheres: tumores de mama, colo do útero e cólon e reto. Os tumores de mama representam quase 30% desta incidência.  Para a oncologista e superintendente do Instituto Onco-Vida, Andréa Farias, esses dados revelam a necessidade da prevenção, educação da população e política nacional para maior acessibilidade aos exames diagnósticos. “No Brasil temos ainda muita dificuldade em implementar projetos de prevenção oncológica que realmente funcionem do início ao fim. Às vezes o paciente tem a consulta, mas não consegue marcar os exames, ou quando faz os exames há demora na entrega dos resultados. A situação passa a ser pior quando o paciente tem o resultado, mas não consegue tratar por falta de equipamentos ou médicos. Enfim, toda a cadeia de prevenção tem que ser eficiente”, ressalta a médica.

Estudos apontam que a descoberta de um câncer em fase inicial aumenta muito a chance de cura. O surgimento da doença pode estar relacionado a diversos fatores como: ambiente, costumes, hábitos de vida e até características genéticas. Por isso, a importância do paciente rever seus hábitos alimentares, praticar exercícios, evitar o consumo de álcool e não fumar. A realização anual de um check-up também é fundamental. A prevenção deve ser realizada no consultório através de exames solicitados pelo especialista. Para a médica, Dra. Andréa Faria, a internet, através das redes sociais, contribui para a disseminação de notícias sobre o câncer, mas é preciso cuidado. “Hoje encontramos muitas notícias falsas, as Fake News, que divulgam dados ou experiências totalmente errôneas colocando em risco a vida dos leitores. A melhor recomendação é tirar as dúvidas com o seu médico. Sempre use site confiáveis e jamais aceite recomendações de medicações sem o aval de um especialista. Este é o profissional que mais sabe da sua doença”, explica a superintendente do Instituto Onco-Vida.

Apesar do alerta, vale ressaltar que as redes sociais possibilitam troca de experiências e histórias de luta contra o câncer entre milhões de pessoas. Portanto, seja na internet ou pessoalmente boas doses de amor e apoio são fundamentais para manter o otimismo e a saúde emocional de pacientes e familiares que lutam contra a doença.

Em uma data tão especial compartilhe informação e ajude a prevenir e a tratar o câncer. “Ontem ter câncer era uma sentença de morte. Hoje tratamos precocemente essa doença, temos cura e também convivemos com ela dando chance ao paciente de viver com qualidade de vida, realizar seus sonhos. Se essa caminhada precisa ser realizada temos que torná-la o mais fácil possível. Prevenção é a chave! A detecção precoce dos tumores leva a Cura. Vamos difundir essa ideia e fazer a diferença para os nossos amigos”, afirma Dra. Andréa.



Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46407&canal=2&s=96&ss=0