Administrado por:

 


 

 

Oncologista alerta para prevenção no Dia Mundial de Combate ao Câncer

07/04/2018

Sedentarismo, fumo e má alimentação estão entre os principais fatores de risco para o surgimento de tumores.

Neste domingo, 8 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data visa mobilizar pessoas no mundo inteiro para reforçar a importância de adoção de hábitos saudáveis, atitudes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento, fundamentais para o controle da doença.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer é a segunda causa de morte no mundo. Elas apontam a ocorrência de cerca de 600 mil novos casos no Brasil em 2016 e 2017, dos quais cerca de 180 mil são de pele não-melanoma. Os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres também são os mais frequentes.

O oncologista Marcos Vinícius França, do Hospital do Câncer Anchieta, destaca que as campanhas devem abordar todos os tipos da doença e não apenas os mais comuns. “Esta data é extremante importante, pois serve como uma alerta para a adoção de hábitos de vida saudáveis. Boa parte dos tumores conhecidos possui uma causa bem definida, como é o caso da relação entre o surgimento do câncer de pulmão e o tabagismo ou o surgimento do câncer de colo de útero e a infecção pelo vírus HPV”.

Prevenção

Algumas medidas podem ser tomadas para impedir o surgimento de tumores. “Entre as ações estão: alimentação saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso e ter uma atividade física regular”, explica o especialista.

Fonte: Ana Paula Silva - Imprensa Hospital Anchieta
Editado por: Luiz Carlos Gomes - Brasília Web


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46456&canal=2&s=96&ss=0