Administrado por:

 


 

 

Brasil e Portugal discutem cooperação em novas indústrias para o espaço

01/08/2018

Ministros Gilberto Kassab e Manuel Heitor discutiram, no Inpe, futura cooperação na utilização de portos de lançamento de satélite.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado em São José dos Campos (SP), foi sede nesta terça-feira (31) do encontro entre o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor. No encontro, Manuel Heitor apresentou proposta de cooperação bilateral na área de novas indústrias para o espaço (New Space) e a utilização de portos de lançamento de satélite na Ilha Santa Maria, em Portugal, e em Alcântara, no Brasil.

“Temos que debater a proposta na esfera política e técnica, sem interferências externas para que a parceria seja duradoura e profícua”, disse o ministro brasileiro.

A proposta de Manuel Heitor prevê sistemas e tecnologias de duplo-uso envolvendo forças militares e instituições públicas e privadas; eventual instalação de um porto espacial de nova geração na Ilha Santa Maria, localizada nos Açores; projeto conjunto de microlançadores e de microssatélites; e desenvolvimento de sistemas de observação da Terra, com dinamização de novos mercados e serviços públicos e privados, incluindo defesa e segurança.

Sobre a instalação conjunta de Porto Espacial na Ilha Santa Maria, Portugal sugere cooperação com o Brasil por meio de complementaridade com a Base Espacial de Alcântara.

“Nas últimas duas semanas mudou o contexto internacional sobre o assunto. Com isso, nos estimularam a criar opções para participar desse mercado que é de futuro, e as exigências aumentaram para a concretização da eventual instalação de um Porto Espacial nos Açores, bem como a criação de uma indústria de micro lançadores e minissatélites em Portugal e na Europa”, explicou o ministro de Portugal.

O diretor do Inpe, Ricardo Galvão, viu uma grande oportunidade para o instituto expandir seus trabalhos para países da Europa, em especial, Portugal. Segundo ele, o Inpe pode oferecer apoio técnico para as empresas que se interessarem em encampar as propostas do governo português. 

Fonte: ASCOM - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Foto: Ascom/MCTIC


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46501&canal=2&s=2&ss=0