Administrado por:

 



Não indicado para menores de 12 anos

Local: Diversos (ver release)
Endereço: --- - Brasília
Telefone do Local: ---
Data: 28/10/2018
Ponto(s) de Venda(s):
Entrada franca em todo o país.
Valor dos Ingressos:
Entrada franca em todo o país.


 

 

Dia Internacional da Animação

26/10/2018

Devido ao calendário eleitoral deste ano, algumas cidades tiveram que alterar a data, antecipando ou protelando o evento.

O DIA

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil.

COMO SURGIU O EVENTO NO MUNDO

Em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Para celebrar a data, em 2002, a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou o “Dia Internacional da Animação” contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.

NO BRASIL

No Brasil o evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA. Em 2018 o DIA vai para a sua 15ª edição, conquistando, a cada ano, maior visibilidade e parceiros em diversos municípios brasileiros. A Mostra Oficial acontece no dia 28 de outubro às 19h00 simultaneamente em todas os locais participantes, contando com a adesão de centenas de cidades em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo o maior evento simultâneo de animação realizado no Brasil.

Nesse ano o DIA é viabilizado pelo Ministerio da Cultura, Secretaria do Audiovisual via Fundo Nacional da Cultura.

COMO É:

Mostra Oficial

A Mostra Oficial é realizada no dia 28 de outubro simultaneamente as 19h00 com entrada franca em todo o país. Composta por uma hora de curtas metragens brasileiros (Mostra Nacional) selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA e uma hora de filmes estrangeiros (Mostra Internacional) .

Programação Paralela

Oficinas, Mostras Regionais, Mostras Paralelas, Mostras Infantis, debates com convidados.

Cada cidade pode organizar uma programação paralela de acordo com as especificidades de cada local, sempre com entrada franca. Dados específicos como datas, locais e horários são comunicados nas semanas que antecedem o evento no site www.diadanimacao.com.br.

Mostra Infantil

Uma hora de curtas-metragens de animação brasileiros dedicados ao público infantil. A Mostra é produzida através da seleção de filmes realizada pelo júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA.

Mostra Nacional Acessível

O evento também disponibiliza para as cidades participantes, versões da Mostra Nacional com os recursos de Audiodescrição, LIBRAS e legendagem, possibilitando assim, o acesso de deficientes auditivos, visuais, além de pessoas com síndrome de down e autismo.

Dia Internacional da Animação

Data: 28/10/2018 (devido às eleições, algumas datas foram alteradas. Confira o cronograma atualizado no site oficial)
Local: Diversas cidades do Brasil
Mais informações: www.diadanimacao.com.br
Inscrições até 15/09/18: http://bit.ly/DIA-2018-Regulamento-Cidades

Sobre a ABCA: Percebendo que o cinema de animação brasileiro mergulhava num fértil período de desenvolvimento – graças a um número crescente de profissionais, técnicas, estilos e temas, gerando um volume cada vez maior de filmes de qualidade internacional, e, sentindo a falta de organismos que entendessem e representassem esse universo – um grupo de 29 profissionais, reunindo cinco estados brasileiros (RJ, SP, PB, RS, PR), decidiram fundar, em 22 março de 2003, a ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação.

Links do Evento na Web

Cidades participantes e horários em: www.diadanimacao.com.br
E-mail: contato@abca.org.br
Site: www.diadaanimacao.com.br
YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: http://www.facebook.com/diainternacionaldanimacao
Twitter: http://twitter.com/Diadanimacao
Instagram: http://www.instagram.com/diadanimacao/

Fonte: Lucas Franco - MD assessoria & relacionamento e site oficial do evento

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46522&canal=14&s=86&ss=0