Administrado por:

 


 

 

Nota CEB - Incêndio na subestação 03 (Asa Norte)

29/05/2019

Nota da CEB sobre o plano de contingência - Incêndio da subestação 03 na asa norte.

Na tarde desta quarta-feira, a CEB Distribuição elaborou um plano de contingência para evitar o desabastecimento das Unidades Consumidoras atendidas pela Subestação 03 (Asa Norte), onde ocorreu o incêndio de um dos transformadores. A Subestação conta com três transformadores e, no acidente, dois deles foram afetados. O transformador em operação não suporta a demanda dos clientes no horário de pico, o que criou a necessidade de ajustes no funcionamento do sistema.

Seguindo o critério técnico de maior impacto à sociedade, o plano de contingência consiste em escalonar a gravidade do risco de desabastecimento nas unidades consumidoras e provocar o desligamento daquelas que afetem menos o coletivo. Essa atuação evita que todos os clientes sejam interrompidos por sobrecarga no sistema.

Nossa Central de Operação já está realizando monitoramento 24h na demanda por energia e está pronta para atuar nos grupos de consumidores abastecidos pela Subestação, por ordem de prioridade.

Grupo 05

Hemocentro, HRAN, SRTVN Qd 701, SMHN Qd 2, Ed. de Clínicas, SQN's de 102 a 104 e de 302 a 304;

Grupo 04

Centro Empresarial Norte, Rede Globo e Transamérica FM, SHN Qd. 5 Ed. Rio das Pedras, Hotéis Athos Bulcão, Mercure, Monumental Residence e Shopping ID.

Grupo 03

Setor Hoteleiro Norte Qd 01 Ed's Le Quartier, Sain't Moritz, Biarritz, Ed. Fusion e Conjunto Nacional Brasília.

Grupo 02

Brasília Shopping, Ed.Varig, Liberty Mall e Central Park.

Grupo 01

Setor Hoteleiro Norte, Ed's Fusion, Executive Tower, Garvey Park, Metropolitan Flat, Telebrasilia, Corporate Center, Trade Center, Vegas e Number One.

Os Diretores e todo o corpo técnico da CEB estão empenhados em sanar os problemas ocorridos com a maior brevidade possível e fazem um apelo aos clientes nessa região para que utilizem a energia elétrica de forma racional, atenuando com isso os riscos de interrupção no fornecimento.

SOBRE O ACIDENTE:

Devido ao incêndio ocorrido em um dos transformadores da Subestação 03 CEB (701/901 Norte), às 9h15 os equipamentos de proteção do sistema atuaram desligando toda a Subestação. Após o incêndio ter sido controlado pelo Corpo de Bombeiros, nossas equipes de manutenção puderam ter acesso às instalações para avaliação dos danos causados e início do processo de reparos.

A Subestação 03 possui três transformadores que atendem, em redundância, 17.007 Unidades Consumidoras na parte central da Asa Norte. Após avaliação inicial, constatamos que um dos transformadores não sofreu danos e, entre 12h45 e 13h03, todos os clientes foram religados. Informamos ainda que nossas equipes de manutenção seguem realizando os reparos nos dois transformadores afetados, a fim de recuperar toda a Subestação.

Fonte: Breno Passos Pessoa - Assessor da Comunicação e Eventos da CEB. COE - COE

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=46930&canal=2&s=1&ss=2