Administrado por:

 


 

 

Detran-DF lança Portal de Serviços para o cidadão

04/07/2019

Serviços que antes eram oferecidos somente nas unidades, serão disponibilizados pela internet.

A Diretoria de Controle e Condutores de Veículos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal disponibilizará, a partir desta quinta-feira (04/07), o Portal de Serviços para a população do DF.

 

Por meio da nova ferramenta online, o usuário poderá se cadastrar e ter acesso a pelo menos 11 serviços que antes eram oferecidos somente com atendimento presencial. A partir de agora, basta entrar no site do Detran www.detran.df.gov.br, menu Serviços, opção Portal de Serviços, ou ainda, clicar no link disponível na página inicial.

 

A medida tem o objetivo de dar mais agilidade e comodidade no atendimento ao cidadão e também de diminuir o fluxo de usuários nos postos do Detran. A expectativa é de que a demanda presencial diminua entre 10% e 15%.

 

Segurança de dados

Os serviços disponíveis no Portal exigirão a identificação do cidadão durante a navegação, porém, em alguns casos, como por exemplo, na opção alteração de endereço do veículo, o sistema poderá solicitar mais dados e, até emitir uma mensagem automática informando a necessidade de comparecimento a uma unidade de atendimento do Detran. Somente após esta etapa concluída, o usuário terá pleno acesso a todas as funcionalidades do Portal.

 

Mais serviços online

De forma gradativa, o Departamento disponibilizará novos serviços online. A previsão é de que nos próximos meses, já seja oferecido, pelo Portal, o comunicado de vendas, a solicitação de autorização para fabricação de placas e tarjetas, e outros.

 

Confira a relação dos serviços que antes eram realizados somente nos Postos de Atendimento e, a partir do dia 26 de junho, estarão disponíveis no Portal de Serviços do Detran-DF:

 

Habilitação

1. Consulta Habilitação/Restrição (Consulta dados da habilitação, QRCode para a CNH digital, Consulta restrições da Habilitação, Consulta de pontuação da habilitação e Emissão de nada conta da habilitação);

2. Autorização de estacionamento para idoso (emissão);

3. Cadastro de endereço de CNH/Permissão (Quem não coletou biometria é necessária identificação pessoal para o primeiro acesso a este serviço);

4. Autoindentificação de condutor infrator (Quem não coletou biometria é necessária identificação pessoal para o primeiro acesso a este serviço);

 

Veículo

1. Vincular/Desvincular veículo ao cadastro do proprietário (permitir o acesso aos dados do(s) veículo(s));

2. Solicitação de 2ª via CRLV;

3. Solicitação de 2ª via CRV;

4. Transformar notificação de autuação em penalidade;

5. Consultar financiamentos;

6. Alteração de endereço de veículo (Quem não coletou biometria será necessária identificação pessoal para o primeiro acesso a este serviço);

7. Consultar débitos e restrições.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=47006&canal=2&s=1&ss=1