Administrado por:

 


 

 

Projeto - Núcleo de Ensinamento da Viola

17/09/2019

Trata-se de um curso sobre a música e a viola caipira voltado para crianças e adolescentes da rede público, totalmente gratuito, fornecemos ainda todo o material didático, viola para aulas práticas e estudo em casa e o uniforme para alunos e professores.

O “Núcleo de Ensinamento da Viola” é um projeto que foi idealizado pelo seu curador Volmi Batista em 2013 e vem sendo aprimorado ao longo desses anos para que possa com eficiência alcançar seus objetivos e metas. Em 2018, o projeto foi lançado com o Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em homenagem aos 40 anos de carreira da dupla Zé Mulato e Cassiano e oferecido ao público gratuitamente, durante o evento o público ainda pode contar com uma oficina de viola caipira com o professor, violeiro e Luthier Onício Rosa (Dyego) e a apresentação da orquestra de viola caipira "Roda de Viola". Dando seguimento, a partir do mês de março de 2019 o projeto toma seu objetivo principal e inicia os cursos de formação musical aos alunos da rede pública de ensino com idade entre 10 e 16 anos, no âmbito rural e urbano, sendo realizado em quatro cidades satélites do Distrito Federal de forma gratuita, com o objetivo de introduzir uma arte que nada mais é a própria essência da cultura popular tradicional e regional brasileira, trazendo conhecimentos sobre a história da música e viola caipira desde a sua origem, à teoria musical aplicada de forma básica e introdutória e a execução prática no instrumento, levando em consideração a aptidão e o nível de aprendizagem dos alunos.

O projeto pretende formar conhecedores da cultura popular através da música, despertar o interesse pelo aprofundamento histórico, formação musical, valorização e difusão da arte na música e viola caipira, proporcionando a continuidade e massificação das tradições culturais e regionais ligadas aos povos de todo o país através de vários gêneros musicais ligados a viola caipira, ampliar a diversidade cultural que engloba uma comunidade, estimular os saberes e fortalecer o meio artístico com a rememoração de uma cultura riquíssima, historicamente falando, e que vem sendo cada vez mais adotada em todos os gêneros musicais brasileiros.

O projeto conta com uma equipe de profissionais da área de gestão cultural, historiadores culturais, comunicadores e professores de música e pedagogos licenciados, que desde o ano de 2018 estão se reunindo e preparando todo o material que será apresentado aos alunos. O projeto terá duração de seis meses e irá fornecer aos participantes, apostila com didática básica subdividida em três módulos, sendo eles: A História da viola caipira; A teoria musical; E a execução prática no instrumento. Também será fornecido o uniforme com a identidade visual do projeto aos alunos e professores e ainda oitenta violas que serão distribuídas aos núcleos para a execução das aulas práticas.

Ao final do projeto serão formadas quatro orquestras sendo uma de cada núcleo, que apresentará no evento de encerramento do “Núcleo de Ensinamento da Viola”, como resultado da construção realizada durante os seis meses de curso. O curso não terá meios formais de avaliação do aluno, tendo em vista que o interesse aqui não é atingir certo nível de qualificação técnica, mas sim despertar e manter o interesse de crianças e jovens nesta verdadeira relíquia cultural brasileira. A presença no evento de encerramento com a apresentação ao vivo da orquestra de viola, formada pelos alunos que chegarem até o final do curso, servirá como “Avaliação Final” para recebimento do certificado de conclusão do curso, havendo a possibilidade de condecoração de alunos por seu desempenho, como exemplos: assiduidade total, habilidade inata e superação galopante, em reconhecimento aos esforços despendidos no curso e estímulo à continuidade dos estudos.

No atual estágio de desenvolvimento do projeto, já foi possível realizar 3 apresentações dos alunos dos Núcleos, sendo uma delas em solenidade no Plenário do Senado Federal, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, no dia 15 de julho de 2019, por ocasião da Sessão Solene pelo Projeto de Lei que oficializa o dia 13 de julho como o dia Nacional da Música Caipira, em um momento inesquecível para os jovens músicos, suas famílias e a equipe do projeto como um todo. Também se apresentaram no Encontro de Violeiros e Violeiras do DF, abrindo o último dia do Encontro, no dia 21 de julho de 2019, dando a oportunidade de inserção em um ambiente artístico profissional desde o início dos estudos, em um estímulo incalculável no que tange ao engajamento pessoal dos alunos e famílias.

O Núcleo de Ensinamento de Viola é um projeto que visa a continuidade indefinida de cada uma das unidades já estabelecidas, além da expansão para novos núcleos. Neste sentido, buscam-se parcerias que possam financiar a manutenção das atividades ou a expansão para outras cidades do DF e do Brasil, tendo em vista que a metodologia e o material pedagógico estão aptos a serem reproduzidos de maneira indefinida, com uma aplicação de recursos relativamente modesta, tendo em vista os benefícios socioculturais que a iniciativa promove.

Realização: Clube do Violeiro Caipira e Lalin Produções
Telefones: (61) 3301-5888/ (61) 99209-1816/ (61) 99964-7945
Fernandes - assessoria de comunicação (61) 99931-7019
E-mail: Clubedovioleirocaipira@gmail.com / Lalinproducoes@gmail.com

FACEBOOK: @nucleodeensinamentodaviola

Clube do Violeiro Caipira de Brasília
QOF (Setor de Oficinas) Conjunto C Lote 7
CEP: 71727 - 503
Candangolândia - DF
Telefone: 61 - 3301 5888
Volmi Batista: 61 - 99964 7945

Visite Nosso Site
http://www.clubedovioleirocaipira.com.br/

Fonte: Fernandes - presidente do Clube do Violeiro Caipira de Brasília

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=47136&canal=2&s=14&ss=0