Administrado por:

 



Livre

Local: Funarte
Endereço: Complexo Cultural Funarte - Brasília
Telefone do Local:
Data: de 23/11/2019 a 01/12/2019
Ponto(s) de Venda(s):
No local
Valor dos Ingressos:
a partir de R$ 25 (meia)


 

 

Uma Sinfonia Diferente convida: MPB e Legião Urbana

05/11/2019

Projeto, Uma Sinfonia Diferente, com jovens autistas, realiza musicais em homenagem à Legião Urbana e à MPB.

O projeto Uma Sinfonia Diferente, que desenvolve habilidades sociais e de comunicação de pessoas com autismo através da música e de sessões em grupo de musicoterapia, realiza dois musicais com as crianças integrantes do grupo. A primeira apresentação intitulada "Uma Sinfonia Diferente convida: Legião Urbana" presta homenagem à banda brasiliense, nos dias 23 (19h) e 24 de novembro (17h), na Funarte Brasília. A segunda criação do grupo, o musical "Uma Sinfonia Diferente convida: MPB", um musical com várias músicas clássicas da nossa MPB e músicas atuais, nos dias 30 de novembro (19h) e 1 de dezembro (17h), também na Funarte.

Nas apresentações, os músicos com autismo interpretam canções ícones da cultura popular brasileira. No musical em homenagem à Legião Urbana, o repertório inclui músicas hits da banda como Que País é este, Pais e Filhos, Será, Eduardo e Mônica entre outras. Continuando com o objetivo de contextualizar as pessoas com autismo dentro da nossa história musical, o projeto apresenta homenagem à MPB em repertório com O Pato (João Gilberto), Águas de Março, Deixa Isso Pra Lá, e também com músicas atuais como Brisa, da cantora Iza. Classificação livre, com bilheteria a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Desde 2015, utilizando a música para promover a socialização e desenvolver habilidades, o projeto Uma Sinfonia Diferente já atendeu mais de 300 pessoas com autismo. Atualmente o projeto conta com 78 participantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto já realizou 5 musicais com público total de 4 mil pessoas. No primeiro semestre de 2019, o grupo ocupou o palco da Funarte com a apresentação Fazendinha Diferente.

A iniciativa se mantém através da contribuição mensal dos pais, no valor de 160 reais, e também da doações de pessoas que acreditam no projeto. Atualmente, o projeto necessita de novos doadores para manutenção das atividades. Esse valor é utilizado para as despesas cotidianas, como aluguel do espaço e manutenção dos instrumentos musicais utilizados pelos jovens.

A idealizadora do projeto, a musicoterapeuta e pesquisadora Ana Carolina Steinkopf é também fundadora e diretora do Instituto Steinkopf para pesquisa, desenvolvimento, produção artísticas e integração de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Como musicoterapeuta, ela trabalha com crianças e adultos com autismo desde 2013. Participou e realizou apresentações orais em diversas conferências nacionais e internacionais de musicoterapia, educação musical e conferências sobre autismo. Implantou o projeto Uma Sinfonia Diferente em outras cidades do Brasil, como Porto Alegre e São Luís.

"As músicas da Legião Urbana fazem parte da cultura de Brasília, queremos apresentar para as pessoas, através das músicas, um pouco da cultura da nossa cidade, acreditamos que as pessoas com autismo podem compartilhar da cultura musical da cidade em que vivem. Já no segundo musical, as crianças vão soltar a voz e se divertir com jogos de palavras, expressões e contar um pouco da nossa Música Popular Brasileira", explica a idealizadora, Ana Carolina Steinkopf.

# Dias 23 e 24, 30 de novembro e 1 de dezembro, na Funarte Brasília
# Projeto busca novos doadores para manutenção das atividades

Uma Sinfonia Diferente convida: Legião Urbana,
Datas: 23 de novembro às 19hs
24 de novembro às 17hs
Local: Funarte - Setor de Divulgação Cultural Lote 02

Uma Sinfonia Diferente convida: MPB
Datas: 30 de novembro às 19hs
1 de dezembro às 17hs
Local: Funarte - Setor de Divulgação Cultural Lote 02

Fonte: Tato Marketing

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=47223&canal=14&s=81&ss=0