Administrado por:

 


 

 

CORONAVÍRUS - Síndicos podem ser responsabilizados caso não se adequem às medidas do governo

19/03/2020

Uma campanha da Âncora Condomínios, iniciada na semana passada, dá novas orientações aos síndicos e moradores sobre como proceder mediante as restrições contra o Covid-19.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha decretou nesse domingo (15), novas medidas de combate ao Covid-19. A partir dessa segunda-feira (16) as escolas permanecerão fechadas e as empresas foram orientadas a deixarem funcionários trabalhando de casa (home office). Essas medidas aumentam o número de moradores circulando dentro dos condomínios, o que gera uma atenção ainda maior, principalmente nas áreas de comum acesso. Para orientar os moradores e síndicos sobre as novas medidas, a Âncora Condomínio está reforçando a campanha preventiva de combate ao coronavírus, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo é levar orientações seguras para os gestores, além de tirar dúvidas, evitando a propagação do vírus e do pânico entre os moradores. Nicson Vangel, que é especialista em assuntos condominiais, e proprietário da Âncora Administradora de Condomínios, elaborou a campanha para contribuir com esclarecimentos, tirar as dúvidas de como devem ser tomadas as medidas internas nos condomínios. "Criamos logo no início uma campanha de prevenção para os condomínios, com envio de cartazes e outras peças informativas, e agora precisamos reforçar ainda mais as orientações de forma mais rígida", afirma Nicson.

Às orientações básicas de intensificação dos cuidados com a limpeza, disponibilização de álcool gel nas áreas comuns e os cuidados individuais, como lavar as mãos e ter cuidado ao espirar, junta-se agora medidas ainda mais rígidas, com o objetivo de evitar aglomerações e, consequentemente, a proliferação em escala geométrica da pandemia. Seguindo o decreto do Governo, a orientação é pelo fechamento dos espaços coletivos como academias, salões de festas e quadras esportivas. "O trabalho de orientação jurídica vai dar apoio para os síndicos que ainda não sabem como proceder com cancelamentos e limitações dos eventos, reuniões e assembleias", completa Nicson.

O que fazer e o que não fazer - A nova campanha da Âncora propõem medidas mais rígidas para os próximos 15 dias, como: proibir a utilização das academias, orientar os condôminos com reservas de espaços comuns sobre a necessidade de se reavaliar a realização do evento/reunião e suspender novas reservas de espaços comuns. A necessidade de se evitar visitas, inclusive reuniões particulares, é outro ponto que deve ser alertado aos moradores, além de orientar os funcionários quanto as medidas de higiene, principalmente acerca da limpeza das áreas comuns do condomínio, intensificando a desinfecção das superfícies comuns, principalmente em maçanetas, botões de elevadores, corrimões, brinquedos coletivos da área do playground, com material próprio e/ou adequado contra o COVID-19.

Também está sendo recomendado suspender a utilização do sistema de biometria, porém com recomendações aos colaboradores para que a segurança do condomínio não seja prejudicada. A campanha também orienta para que permaneçam em casa e evitem as áreas de comum acesso, todos os condôminos que viajaram recentemente para as áreas de contaminação, os que estão com sintomas respiratórios (incluindo tosse ou espirros), os que fazem parte do grupo de risco (idosos e portadores de doenças crônicas). Os materiais elaborados pela Âncora, com as informações necessárias, serão enviados gratuitamente para os síndicos e também estão disponíveis no site da administradora www.ancoracondominios.com.br.

Apesar da medida vim gerando muitos transtornos para síndicos e moradores que ainda não sabem como proceder, a campanha tem tido um papel de utilidade pública e funcionado como ponto de apoio, dando segurança à população. "Após o novo decreto recebi várias perguntas, a mais frequente é saber se a academia do prédio ficará fechada" afirma o síndico Fabiano Silva. "Espalhamos as informações da campanha da Âncora pelo condomínio e entre os grupos de whatsapps, e, dessa forma, todos estão informados, e os ambientes, mais seguros", completa Fabiano.

Fonte: Luzinete Alves - Infinito Comunicação
Editado por: Equipe - Brasília Web


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=47398&canal=2&s=1&ss=2