Administrado por:

 


Especialista fala sobre o uso consciente e sustentável de nutracêuticos
27/07/2021

Edivana Poltronieri responde as principais dúvidas sobre suplementação com nutracêuticos naturais, que se consumidos da forma correta podem contribuir para a perda de peso sustentável.

Desde o início da pandemia, houve um aumento na procura de nutracêuticos, que são suplementos compostos com ingredientes naturais e que têm como finalidade suprir nutrientes, como diferentes tipos de vitaminas e minerais. Além de fortalecer o sistema imunológico, ao ajudar o organismo a se manter saudável e equilibrado, esses suplementos também podem ser ótimos aliados do emagrecimento saudável. No entanto, a sua eficiência está relacionada a um consumo consciente e sustentável, ou seja, deve ser associado a um estilo de vida que inclui exercícios físicos e bons hábitos alimentares.

A especialista em emagrecimento saudável, Edivana Poltronieri, entrega o segredo para o uso correto dos nutracêuticos e como eles podem potencializar o emagrecimento. Confira!

Afinal, o que são nutracêuticos?

“Eles são compostos alimentares concentrados que, isoladamente, promovem benefícios à saúde. O seu principal diferencial está nos ingredientes naturais, que irão atuar no corpo como um complemento nos déficits de nutrientes, vitaminas e minerais que o organismo precisa durante as etapas da perda de peso sustentável”

Como o uso desses suplementos podem ajudar no emagrecimento saudável?

“Além de colaborar na saúde preventiva, os compostos naturais promovem ações diuréticas, estimulam a queima de gordura, previnem a desidratação, limpam o organismo, auxiliam no ganho de massa magra e repõem a necessidade nutricional diária que garante a disposição para realizar outras ações, como exercícios físicos.”

Por que o uso de suplementos naturais é importante?

“Com a chegada do inverno, por exemplo, o nosso organismo fica mais vulnerável a gripes e bactérias, além dos demais contratempos que são comuns durante a fase de emagrecimento. No período de emagrecimento é normal a perda de alguns nutrientes e isso pode causar flacidez na pele, além de unhas e cabelos mais fracos e quebradiços. Em todos esses casos, a suplementação age como alternativa para repor o volume correto de vitaminas e nutrientes do organismo que inibem estes pequenos problemas.”

Quais são os principais componentes dos nutracêuticos?

“Para cada déficit nutricional existe um suplemento. Ômega 3, vitaminas do complexo B, C e E, zinco e potássio são alguns dos componentes encontrados nos suplementos”

Como eles podem ser consumidos? É necessário recomendação médica para o consumo desses suplementos?

“Eles podem ser consumidos em forma de capsula ou pó, mas é importante lembrar que cada indivíduo tem uma necessidade dentro do emagrecimento saudável e todas as orientações devem ser passadas por um especialista, já que, a suplementação faz parte de um esforço multidisciplinar que apresenta outras fases tão importantes quanto esta”.

Porque nutracêuticos estão associados ao emagrecimento saudável?

“Durante o emagrecimento, dependendo da dieta ou da restrição alimentar, é normal a queda de cabelos, enfraquecimento das unhas e até desequilíbrio intestinal. Alguns minerais e nutrientes são indicados para que a pessoa não tenha essas vulnerabilidades”.

Os 4 principais aliados do emagrecimento saudável

· Ômega 3

A ômega-3 é um tipo de gordura que só é possível encontrar em alimentos específicos, como peixes e algumas oleaginosas. O principal benefício do ômega-3 é sua ação anti-inflamatória. A vida agitada ou estressante, que se agravou com a pandemia, somada à má alimentação, causa processos inflamatórios no nosso corpo, e o ômega-3 equilibra os impactos negativos disso tudo.

O ômega-3 ainda ajuda a regular a fome, controlando os ataques à geladeira e dispensa.

· Vitamina C

Nós temos várias fontes de Vitamina C, como as frutas cítricas, por exemplo. Esse antioxidante ajuda a retardar o envelhecimento celular e contribui para a produção de colágeno, absorção de ferro e controle do colesterol. Dores musculares podem ser um dos sinais da falta dessa vitamina, o que dificulta bastante a prática de exercícios físicos. Por ser um poderoso estimulante cerebral, a Vitamina C também é ótima aliada para evitar o sedentarismo.

· Cromo

O cromo é um mineral que ajuda a equilibrar o colesterol. Ele é muito usado para diabéticos tipo 2 por aumentar a tolerância à glicose. Ele acaba sendo muito usado no emagrecimento porque, quando associado às atividades físicas, pode atuar na redução do peso e controle do apetite. Além disso, por estimular a insulina, ele também altera o metabolismo proteico, ou seja, promove maior ganho muscular.

· Selênio

O selênio é um mineral poderoso como antioxidante. Ele é perfeito para fortalecer o sistema imunológico, prevenir algumas doenças, como o câncer, e ajuda a combater o envelhecimento precoce das células.

Fonte: Angélica Pereira | bcbiz.

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48779&canal=2&s=96&ss=0