Administrado por:

 


 

 

O Movimento Pestalozziano comemora 95 anos no Brasil

25/10/2021

Movimento Pestalozziano comemora 95 anos no Brasil em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas ações voltadas para o movimento com inauguração de Centro Histórico com acervos raros

No próximo dia 26 de outubro, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi - Fenapestalozzi, comemora 95 anos do Movimento Pestalozziano no Brasil. A mobilização tem como objetivo defender e garantir os direitos de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Durante todo o mês de aniversário serão realizadas ações voltadas para o Movimento Pestalozziano e para o público externo, com conteúdo nas redes sociais e eventos online. Além disso, a Federação irá inaugurar o Centro Histórico Sarah Couto Cesar, um espaço físico situado na sede, em Brasília, onde ocorrerão exposições relacionadas ao movimento.

Entre os itens presentes no acervo, o público poderá encontrar a máscara mortuária de Pestalozzi, sendo uma das únicas duas existentes no mundo. O acervo também conta com documentos e livros da época em que a Federação foi criada, além de itens pessoais da homenageada Sarah Couto Cesar.

Criado em 1926, pelo professor Tiago Würth, o Movimento tinha como foco o atendimento das pessoas com dificuldades de aprendizagem. E marcou o campo da assistência social, da educação e da institucionalização dos serviços voltados para as pessoas com deficiência no Brasil, assim como o de suas famílias.

Até a década de 60, as Associações Pestalozzi existentes no país atuavam de forma isolada na defesa dos direitos e assistência social à pessoa com deficiência. Em 1970, nasceu a Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi (Fenasp), nesta época o movimento Pestalozziano contava apenas com oito unidades em todo o país. A criação da federação, uma iniciativa de Helena Antipoff ainda nos anos 1950, fomentou o surgimento de várias Sociedades Pestalozzi pelo país.

"Nesses 95 anos, o movimento Pestalozziano no Brasil vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Tiago Wurth, Helena Antipoff, Olivia da Silva Pereira e Sarah Couto Cesar são algumas das pessoas mais importantes do movimento, pois deram vida e início ao que damos continuidade ainda hoje", contempla Ester Pacheco, presidente da Fenapestalozzi.

Hoje, o movimento já conta com 235 filiações espalhadas pelo Brasil. Cada uma das afiliadas vive uma realidade diferenciada, com projetos implantados de acordo com o público que necessita de serviços especializados e os apoios locais, focando na atuação na defesa de direitos, sempre visando a construção de políticas públicas que contemplem as pessoas com deficiência.

Sobre a Fenapestalozzi

Inspirado nos ensinamentos e obra do educador e pedagogo suíço Johann Heinrich Pestalozzi e para representar todas as afiliadas do Brasil, a Fenapestalozzi foi criada, em 1979, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.

A Fenapertalozzi tem como missão representar o Movimento Pestalozziano perante os órgãos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de programas, projetos, serviços e ações de defesa e garantia de direitos destinados às pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e funcionais, pessoas com altas habilidades/superdotação e seus familiares, na perspectiva de sua plena inclusão social.

Serviços:

95 anos do Movimento Pestalozziano no Brasil

Endereço para visitação do acervo à partir do dia 26 de outubro:

SRTVS Qd. 701, Nº 110, Bloco O, Centro Multi Empresarial, Sala 708/711 - Asa Sul, Brasília

Horário de funcionamento: Seg a Qui das 8h às 17h e na Sex das 8h às 16h.

Redes Sociais: @fenapestalozzi

Fonte: Suzanny Costa - Jornalista, assessora de comunicação, redatora e analista de marketing digital
Foto: Arquivo FENAPESTALOZZI


Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=48942&canal=2&s=14&ss=0