Administrado por:

 



Livre

Local: CAIXA Cultural
Endereço: Setor Bancário Sul, quadra 4, lotes 3 e 4 - Brasília
Telefone do Local: (61) 3206-9448
Data: de 10/01/2022 a 30/01/2022
Ponto(s) de Venda(s):
Entrada gratuita
Valor dos Ingressos:
Entrada gratuita


 

 

CAIXA Cultural Brasília exibe mostra de arte tradicional japonesa

17/01/2022

Exposição, A Beleza do Artesanato de Tohoku, reúne trabalhos artesanais originais do Japão.

A CAIXA Cultural Brasília apresenta na Galeria Vitrine, até 30 de janeiro, a exposição itinerante A Beleza do Artesanato de Tohoku. A mostra convida o público da capital a mergulhar no mundo das tradições japonesas por meio de um acervo composto por 70 trabalhos preservados e originais, entre cerâmicas, lacas, têxteis e itens de madeira, bambu e metal.

A exposição foi concebida em memória ao terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão em 2011 e como um registro da beleza atemporal e força representadas nos trabalhos manuais tradicionais da região. Exibida em países como Alemanha, Itália e Egito, a mostra chegou ao brasil em 2021, com passagens pelo Rio de Janeiro e por Curitiba.

Para garantir o conforto e a segurança do público no contexto da pandemia de Covid19, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento mínimo entre os visitantes. É possível agendar visita guiada para a exposição por meio do site.

Tohoku e além

Embora seja focada na região nordeste do Japão, a exposição reúne peças produzidas com algumas das técnicas de artes manuais de alto padrão, que foram passadas para gerações seguintes em várias partes do país insular. Além de itens seculares preservados do artesanato histórico local, a mostra também inclui trabalhos criados por novos artistas que se inspiraram na beleza das habilidades da arte popular, refletindo o ambiente cultural e o espírito de Tohoku.

Em cada item é possível observar como a mudança de estações, os hábitos alimentares, os recursos naturais e as mudanças sociais influenciaram as técnicas de fabricação desenvolvidas com engenhosidade e harmonia estética.

Entre os destaques da mostra estão itens como cestos trançados com bambu e videiras nativas, representações dos estilos de bordados e tingimentos tradicionalmente usados nas vestimentas do Período Edo, sofisticadas peças de ferro fundido Nambu-tekki, pinturas decorativas e, claro, os famosos utensílios laqueados e cerâmicas esmaltadas japonesas, apreciados em todo o mundo.

Exposição "A Beleza do Artesanato de Tohoku, Japão"

Local: Galeria Vitrine - CAIXA Cultural Brasília - SBS, Quadra 4, Lotes ¾
Datas: até 30 de janeiro de 2022
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 19h Informações: (61) 3206-9449
Acesso a pessoas com deficiência

Fonte: Imprensa CAIXA

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=49228&canal=14&s=84&ss=0