Administrado por:

 



Livre

Local: Diversos (conferir release abaixo)
Endereço: - Brasília
Telefone do Local: ---
Data: de 30/06/2022 a 06/08/2022
Ponto(s) de Venda(s):
Entrada franca
Valor dos Ingressos:
Entrada franca


 

 

As Caixeiras Cia. de Bonecas - 15 anos

30/06/2022

Companhia brasiliense de Teatro Contemporâneo de Formas Animadas completa 15 anos de atividades ininterruptas e apresenta um calendário recheado de atividades.

Precursoras na pesquisa e difusão de Teatro Lambe-Lambe no DF, Amara Hurtado, Jirlene Pascoal e Mariana Baeta, que formam a Cia., produzem e participam de festivais nacionais e internacionais, realizam circulação de peças, ministram oficinas, além de, através de processos colaborativos, concebem, dirigem e montam seus próprios espetáculos.

Para celebrar esta caminhada de 15 anos - dedicados às artes cênicas - com importantes conquistas e grandes realizações, As Caixeiras Cia. de Bonecas promovem uma série de atividades entre junho deste ano e março do ano que vem. Na programação, tem estreia de três novos espetáculos, circulação de peças do repertório, em cinco Regiões Administrativas do DF e pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de oficina de Teatro de Objetos.

O começo de tudo foi após seis meses de trabalho dedicados à experimentação e pesquisa. O que resultou na primeira montagem: "Coisas de Mulher". Uma trilogia composta por "Ataque de Nervos", "A Mensagem" e "Priscila, a Perereca", todas inspiradas no cotidiano da mulher contemporânea.

Depois da estreia, no Recanto das Emas pelo projeto Sábado Mulher, do Instituto Arcana, as três caixas passaram a integrar festivais, projetos, festas e outras sorte de eventos. A sintonia entre as atrizes criadoras aliada a curiosidade que este novo fazer teatral desperta no público, as motivou em seguirem juntas concebendo novas peças.

"Durante aqueles seis meses, nossos laços de amizade e de afetividade se aprofundaram, descobrimos, entre a gente, uma exitosa empatia criativa, que nos permitia arriscar em um novo desafio", recorda Amara Hurtado. Foi então que As Caixeiras Cia. de Bonecas surgiram, "com o desejo de difundir o Teatro Lambe-Lambe e apresentar pílulas poéticas em todas as partes, por meio de nossas caixas mágicas", complementa Jirlene Pascoal.

Nesses 15 anos, a companhia criou 11 espetáculos teatrais: A Trilogia "Coisas de Mulher", com as peças: "Ataque de Nervos", "A Mensagem", e "Priscila, a Perereca", "Caixa de Mitos", "De Outro Jeito", "Volúpia", "Cabeças Vorazes", "Tecendo Volúpias", e a Trilogia "Enquanto Houver", com: "Revoar", "Amor de Cão" e "Amor - Título Provisório e Inalterável".

Também idealizou e produziu os projetos "As Caixeiras Circulando por Bibliotecas Públicas do DF", "Hoje tem Teatro na Minha Escola", "Teatro nos Jardins", "Anima Brasília", "Lobeiras" e duas edições do "Encontro Internacional de Teatro Lambe-Lambe de Brasília".

Hoje, no Distrito Federal, As Caixeiras são a única companhia profissional que pesquisa e difunde o Teatro Lambe-Lambe. E seus espetáculos, projetos e oficinas, as fazem reconhecidas nacionalmente como uma companhia fundamental dentro desse estilo teatral genuinamente brasileiro. Conheça melhor a Companhia em www.ascaixeiras.com.

Contempladas no Edital de Manutenção de Grupo, pelo FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, As Caixeiras Cia. de Bonecas dão início a uma agenda de atividades para celebrar seus 15 anos de atividades ininterruptas. A programação tem como primeiras ações a circulação de sete espetáculos em praças do Plano Piloto, Itapoã, Taguatinga, Vila Planalto e Paranoá, entre 30 de junho e 6 de agosto, e a realização de uma oficina de Teatro de Objetos dias 15 e 16 de julho com Jô Fornari, artista e bonequeira do Rio Grande do Sul.

Temporada de circulação do repertório d'As Caixeiras Cia. de Bonecas:

Trilogia Coisas de Mulher: "A Mensagem"; "Ataque de Nervos"; e "Priscila, a Perereca". Na Praça do Povo do Setor Comercial Sul, no Plano Piloto, dia 30 de junho, quinta-feira, a partir das 12h. E na Praça dos Direitos de Itapoã, dia 2 de julho, sábado, a partir das 15h.

Coisas de Mulher, criado em 2007, é o primeiro trabalho do grupo. Consiste em 3 espetáculos de Lambe-lambe e cada um conta uma história inspirado no universo da mulher: Ataque de Nervos - Apresenta uma mulher em um ataque de nervos. Em seu cotidiano maçante, ela irrita-se com as coisas mais simples da vida, saindo de si e afastando-se do seu eu interior; A Mensagem - Inspirada em um conto de Eduardo Galeano, é uma caixa interativa onde o espectador é o protagonista envolvido pela misteriosa cigana; e Priscila, a Perereca - Inspirado em uma tirinha de história em quadrinhos, apresenta o encontro entre uma perereca e um desconhecido que, oferecendo-lhe seus beijos, a questiona se ela se transformará em uma princesa.

Caixa de Mitos. Na Praça do Relógio de Taguatinga, dia 1º de julho, sexta-feira, a partir das 12h. E na Praça Central do Paranoá, dia 6 de agosto, sábado, a partir das 16h.

Caixa de Mitos - Criada em 2009, narra histórias da cultura brasileira que são ouvidas na infância, mas que precisam estar constantemente sendo recontadas para manter viva as riquezas do imaginário popular e cultural brasileiro. Nessa caixa mágica, que pode ser assistida por três espectadores por vez, apresenta-se os personagens: Saci, Boitatá, Curupira, Iara e o indígena caçador.

Trilogia Enquanto Houver: "Revoar"; "Amor de Cão!"; e "Amor – Título Provisório, Inalterável", na Praça da Igreja da Vila Planalto, dia 3 de julho, domingo, a partir das 16h. E na Praça Zumbi dos Palmares do Setor Comercial Sul, no Plano Piloto, dia 23 de julho, sábado, a partir das 15h.

Revoar - Espetáculo de Teatro Lambe-lambe, criado em 2020/21. Uma mulher carregada de ruídos externos e internos que a fazem chegar ao limite e cair para dentro de si mesma, para seu silêncio interior, e então se transformar. Técnicas: Bonecos de manipulação direta e sombra; Amor de Cão! - Espetáculo de Teatro Lambe-lambe, criado em 2020/21. Apresenta a relação de afeto entre uma velinha e um cachorro, transformando a vida de cada um. Técnica: Bonecos de manipulação direta; e Amor- Título Provisório e Inalterável - Espetáculo de Teatro Lambe-lambe, criado em 2020/21. Conta a história de um casal através de diferentes momentos e eventos, e as transformações que ocorrem nessa linha do tempo. Espetáculo de Objetos.

Os espetáculos têm duração de 2min30 a 6min30, a depender da peça e, em cada localidade, os espetáculos serão apresentados ao longo de 1h30. Todas as apresentações são gratuitas e de classificação indicativa livre para todos os públicos.

O Teatro Lambe-Lambe

Uma das vertentes de Teatro de Animação Contemporâneo, é apresentado no espaço reduzido de uma caixa cênica e para um público de até três pessoas, que assistem à ação cênica através de uma pequena abertura. Todo o espetáculo é encenado dentro dessa pequena estrutura, onde as atrizes manipulam bonecos em miniaturas, controlam a iluminação e som. As encenações, que tem uma duração de poucos minutos, utilizam diferentes linguagens como o teatro de bonecos, objetos e/ou sombras. O nome é inspirado nos antigos fotógrafos lambe-lambe, das décadas de 1940 a 1970, que utilizavam uma câmera escura, em formato de caixa, e tinham de lamber os filmes para revelar as fotos. As atrizes-animadoras baianas de Salvador Ismine Lima e Denise dos Santos são as inventoras dessa modalidade no ano de 1989.

Oficina de Teatro de Objetos com Jô Fornari

Na oficina, participantes irão construir seus "museus de pequenos afetos", com objetos pessoais e de valor afetivo, revisitando, a partir da memória, seus simbolismos, metáforas e signos. Esses [objetos] se tornarão instrumentos para a criação teatral, contação de histórias e instalação visual.

Com este exercício, as pessoas serão estimuladas a irem ao encontro de uma experiência sensível e profunda. "Ao resgatar um passado de lembranças, reencontramos nossa ancestralidade e, através dessa visita, criamos conexões entre o passado, o presente e o futuro", compartilha Fornari.

A oficina gratuita com Jô Fornari vai acontecer nos dias 15 e 16 de julho, sexta, das 19h às 22h, e sábado, das 10h às 17h, de graça. Mais informações e inscrições pelo telefone (61) 9.8402-3120 (WhatsApp).

O calendário com as próximas atividades, algumas ainda em aberto, serão divulgadas em breve. Acompanhe e saiba mais sobre a Companhia em www.ascaixeiras.com.

Fonte: Rodrigo Machado - Território Comunicação

Original: http://www.brasiliaweb.com.br/integra.asp?id=49572&canal=14&s=82&ss=0